quarta-feira, maio 07, 2008

Manisfestos

Transcrevo o trabalho que efetuei referente a análise comparativa de 04 manifestos solicitado na disciplina história da arte contemporânea, ministrada pela Porf. Alejandra Hernandez.

UFBA/EBA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

TRABALHO 02/08 – COMPARAÇÃO DOS MANIFESTOS FUTURISTA / DADAÍSTA / SURREALISTA / ANTROPOFÁGICO


APRESENTAÇÃO

Num caldeirão industrial, foram colocados Marx, Freud, Dali, Macunaíma, Tristan Tzara, Boccioni, Duchamp, Breton.... Batido por 02 minutos. Em seguida, foram adicionadas fotografias, revolução industrial, guerras e entre guerras, manifestos, delírios, fantasias, maluquices, surtos diversos, sonhos.... Triturou-se tudo por mais 05 minutos. O resultado foi um grande GRITO DE ALERTA ou MANIFESTO!
Futurismo, dadaísmo, surrealismo, antropofagismo. Que caldo!!!!
Este caldo foi degustado no Voltaire ou no Vesúvio. It doesn t make diference. Or sense?
Êparrei , meu pai!!!!


ANÁLISE COMPARATIVA
Século XX, mudanças significativas. Tecnológicas, sociais, políticas e econômicas. Guerras. Ismos mis. Freud, Marx, outros.
A arte absorve ou é absorvida por este turbilhão de acontecimentos. Os diversos movimentos da arte estão engajados ou são frutos destas transformações.
Todos declararam sua revolta, sua indisciplina e sua coragem, contra tudo e todos. Um basta ao status quo vigente! Novas ordens foram estabelecidas para as artes!

Observa-se que todos os movimentos, considerados de vanguarda do séc. XX, tiveram um papel revolucionário nas artes a partir de reflexões do cenário social e político das épocas que lhes concernem.

Futurismo, dadaísmo, surrealismo na Europa e antropofagismo no Brasil buscavam novas perspectivas para a arte como ferramenta de transformação da sociedade. Um encontro incessante do homem x vida.


Todos estes movimentos buscavam um entrosamento das artes plásticas com a literatura e demais formas de expressão cultural. Todos levavam em consideração a melhoria da qualidade de vida do homem, da sociedade.

Sobretudo, os movimentos europeus tiveram grande influência nos movimentos de arte subsequentes.



FUTURISMO


Movimento iniciado em 1909, em Milão, pelo poeta Marinetti: “É a partir da Itália que fundamos o futurismo ....queremos livrar este país da gangrena de professores, antiquários ..... “

Questionava Paris como sendo o centro mais importante de todos os movimentos da arte.

Integrado por artistas jovens que desejavam uma arte violentamente revolucionária e rechaçavam o falso futurismo dos sessesionistas, dos independentes e dos novos acadêmicos de qualquer país., teve uma sinergia com diversos segmentos políticos e culturais, haja vista a grande quantidade de manifestos lançados no bojo do futurismo:

- 1909 – 1º manifesto lançado por Marinetti
- 1910 – manifestos dos pintores futuristas e pintura futurista/manifesto técnico
- 1912 – manifesto futurista da escultura
- 1213 – manifesto a arte dos barulhos
- 1915 – manifesto reconstrução futurista do universo
- ???? – Manifesto das mulheres futuristas
.
O futurismo, extremamente autoritário, visava à destruição pelo mito da máquina. Em alguns momentos foi comparado ao cubismo, porém sua pintura estava mais próxima da Alemanha (expressionismo).

Como os demais movimentos, pressupunha a pintura com características do verso livre da poesia e a polifonia da música.

Totalmente integrado com outras manifestações culturais, o futurismo levava em conta a forma e a cor. No seu âmbito foi filmado “Pérfido incanto”.

Para os futuristas a arte deveria corresponder às necessidades intelectuais da época.

Um movimento que teve vida curta, mas que influenciou a vanguarda internacional, sobretudo na Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.




DADAÍSMO


O movimento dadá nasceu em Zurique, em 1916.A palavra dadá foi encontrada em um dicionário e significa cavalo de pau, em francês.

O dadaísmo é considerado um fenômeno internacional e multidisciplinar. Englobava outras manifestações culturais: literatura, teatro, poesia, jornalismo. A influência do dada é considerada fundamental e duradoura para as artes e, a sociedade em geral.

O dadaísmo era sinônimo de anarquismo, possuindo estética e iconoclastia próprias. O dadaísmo visava a destruição pelo ridículo. Desafiava o status quo vigente através da sátira, ironia, caçoadas e trocadilhos.

No seu manifesto, o dadaísmo pressupunha um comunismo radical. No seu bojo, tinha como palavras de ordem: abaixo a arte, a arte morreu, abaixo o intelectualismo burguês. Preconizava a arte- máquina

O conceito dadaísta de tirar o objeto do seu meio e dar aos mesmos um status de arte modificou radicalmente as artes visuais. Os readymade de Duchamp. Outro que transformou os detritos da civilização em arte foi Schwitters, introduzindo o merz (arte junk, assmblage e arte povera).

O mais importante legado do dadaísmo foram as atitudes de irreverência, liberdade e experimentação. A afirmação de que tudo poderia ser considerado arte e a apresentação da arte como idéia, modificaram definitivamente a trajetória da arte.

O dadaísmo buscava a novíssima arte (abstrata) e a exclusão do conceito de propriedade na arte (expressionismo).



SURREALISMO


O movimento surrealista aparece em 1924 tendo Breton como um dos seus principais mentores. No seu manifesto, Breton, traduz o surrealismo como “ o pensamento que é expresso na ausência de qualquer controle exercido pela razão e alheio a todas as considerações morais e estéticas.”


O manifesto surrealista baseava-se, sobretudo no sonho / pensamento / associação / problemas da vida. Preconizava uma pintura com fantasia. O surrealismo visava a destruição pela negação da razão.

O surrealismo é um movimento organizado com terias doutrinárias, ao contrário do dada (caos, espontaneidade) do qual é egresso, Tem também grande influência da psicanálise.

A pintura surrealista tinha um significado emancipador no sentido sensual, emocional, individual, político e social. Desejo x indivíduo.

O surrealismo explodiu na década de 30 com exposições em diversas cidades européias e Nova York. Tornou-se um movimento mundial com grupos em diversas partes do mundo. Os conceitos e técnicas surrealistas imprimiram sua marca em alguns movimentos subsequentes.

O surrealismo formou grandes ícones dos movimentos de vanguarda do séc. XX: Dali, Miro, dentre muitos outros ...


ANTROPOFAGISMO

Tupy or not tupy, that is the question.
O Manifesto Antropófago foi escrito por Oswald de Andrade em 1928. Sua publicação foi um momento crucial da literatura e da cultura brasileiras. Para Oswald de Andrade, a renovação da arte brasileira nasceria da retomada dos valores indígenas. O Manifesto Antropófago", foi sua resposta às questões postas pela Semana de Arte Moderna (1922).
A antropofagia preconizava que o europeu deveria ser devorado.
O manifesto antropofágico teve um caráter “brasileirinho demais”. Derivou de questões de identidade nacional, xenofobia.



CONCLUSÃO

Todos os movimentos e seus manifestos tiveram um papel revolucionário nas artes a partir de reflexões do cenário social, econômico e político das suas épocas.

Os movimentos de vanguarda que aconteceram na Europa no século passado reverberaram para além do continente europeu. Sobretudo, o surrealismo e o dadaísmo, que ainda têm grande influência na arte e artistas contemporâneos.

Tupy or not tupy! Definitivamente não. O antoprofagismo partiu de uma premissa localizada e equivocada. Brasil e seus índios. O manifesto tupiniquim não teve ressonância, até porque a arte e suas manifestações se tornaram globalizadas.

Nós somos pobres e moramos longe.




BIBLIOGRAFIA


Manifestos de cada um dos movimentos

Subirats Eduardo - A Flor e o Cristal,
Editora Nobel, 1988

Chipp, H B - Teorias da Arte Moderna
2ª edição sdp Martins Fontes, 1996

Google (internet)

Mendonça Telles , Gilberto – Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro
Petrópolis, Vozes 1977

Dempsey, amy – Guia Enciclopédico da Arte Moderna
Cosacnaify, 2003

Nenhum comentário: