terça-feira, julho 22, 2008

MARCEL DUCHAMP NO MAM SP

Brasileiros terão a oportunidade de ver em São Paulo a maior mostra das obras de Marcel Duchamp realizada na América Latina. Quem for ou viver em São Paulo, não poderá perder a exposição "uma obra que não é uma obra de arte", de 15 de julho a 21 de setembro de 2008, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) www.mam.org.br

Incentivado por Aldo Tripodi, crítico de arte, iniciei minhas leituras sobre História da Arte, em 2004, depois que comecei a fazer minhas ensamblagens e colagens. Um dos artistas que chamou minha atenção foi Marcel Duchamp. Com o seu jeito irreverente e inteligente de ser deixou um legado muito grande para os artistas de vanguarda do Século XX em diante.

Historiadores, pesquisadores, críticos de arte, diversos artistas consideram que Duchamp e Picasso dividem o título de maior artista do século XX. Eu fico com Duchamp.

Francês, radicado em New York, pintor cubista, artista conceitual, introduziu nas artes o readymade, desconsertando as artes plásticas e o próprio espectador. Participou também dos movimentos dadaísta e surrealista.

Com sua intervenção, a arte saiu da retina para a mente, como ele mesmo dizia.

Em 2007, de New York fui a Phyl, como é conhecida carinhosamente a Filadélfia pelos americanos, apenas para visitar o Museu de Arte da cidade, no qual está o maior acervo das obras de Marcel Duchamp. Fiquei extasiado!

Para os amantes da arte e aqueles que não compram quadro combinando com o sofá da sala, esta exposição de Duchamp é imperdível.

Luciano Freitas

Nenhum comentário: